Sobre a Fundação Poder Jovem
Sobre a Fundação Poder Jovem
A FUNDAÇÃO
As crises nos desacomodam e nos estimulam a procurar soluções.
E assim foi quando em 1999, em meio à grave crise causada pela epidemia de HIV/aids, a médica Infectologista Glória Brunetti percebeu a necessidade de se ter um acolhimento hospitalar mais humano e focado na necessidade do paciente, onde a sociedade civil pudesse participar e ajudar no combate ao preconceito despertado por esta doença. Resolve então estruturar um serviço de captação e capacitação de voluntários voltados para Projetos Humanitários diversos, dentro do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Anos de negociação, pesquisa e convencimento para que em 2003 fosse dada autorização pelo Hospital para que isto pudesse acontecer. E assim nasceu o VER – Voluntariado Emílio Ribas de onde brotaria o Projeto Poder Jovem.
Em 2004, através de parceria entre o Hospital e a Secretaria Estadual de Educação conseguimos ter 3 professoras do Estado, locadas dentro da Pediatria do Hospital. Foi uma grande mudança para melhor nesta Enfermaria. A vontade, a sede do saber nos mantem a todos e em especial às crianças e adolescentes, melhores, mais estimulados e com mais fome de viver. E por esta idealização e gestão, recebemos da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo em 2006, o Prêmio Ideia Saudável, fortalecendo a proposta de uma política pública de aproximação da educação e do saber, para junto à criança e ao adolescente em internação hospitalar – Classe Hospitalar.





Os adolescentes internados na Pediatria, eram na maioria pacientes que viviam com HIV/aids, e dividiam o espaço da Brinquedoteca com as crianças até 13 anos de idade. Mais uma crise… Neste período a pedagoga Sandra Santos, funcionária do hospital, veio trabalhar na Brinquedoteca. E juntas começamos a observar os problemas mais importantes trazidos pelos adolescentes.
Conseguimos, em parceria com a Diretoria do Hospital inaugurar em 2006, neste andar uma Sala para os Adolescentes. Pioneirismo que trouxe um outro olhar para a adolescência e a doença crônica. O maior problema entretanto, era e é a dificuldade da plena adesão do jovem ao tratamento clínico que exige regularidade e pontualidade na ingestão de sua medicação diária e de cuidados e atenção à sua saúde.
Para acolher e apoiar estes jovens. nasceu em 2007, o Projeto Poder Jovem, dentro do VER Voluntariado Emilio Ribas. Começaram então, aulas de teatro e música para os adolescentes, ministradas aos sábados, por voluntários no Auditório do Hospital. A Arte como estímulo para o cuidado e atenção à Vida e à Saúde.
Em 2010, o Projeto Poder Jovem se torna uma Associação com CNPJ próprio e em 2014, por colaboração de Jorge Scott, voluntário do VER, torna-se a Fundação Poder Jovem, instituída por Dra. Glória Brunetti e Sandra Santos, e onde a sua Missão é mantida com a mesma preocupação e atenção aos adolescentes em vulnerabilidade.
Missão
Promover a inclusão de jovens que vivem e convivem com HIV/aids por meio da informação, conhecimento, arte e cultura, para que em plena dignidade, exerçam sua cidadania e permaneçam integralmente saudáveis, Através do acolhimento e do cuidado, estímular a promoção à saúde e a prevenção a infecções sexualmente transmissíveis para todos os jovens em vulnerabilidade.
Visão
Ser referência em apoio e acolhimento a jovens em vulnerabilidade que vivem ou que convivem com HIV/aids, promovendo a valorização da vida em todas as suas etapas e a disseminação da prevenção e do conhecimento em Saúde.
Valores
Responsabilidade social;
Compromisso com ética;
Valorização da vida;
Disseminação de informações e conhecimento;
DIRETORIA E CURADORIA

Glória Letice Brandão Figueiredo Brunetti

Maria da Juda Stoze de Almeida

Ricardo Brandão Figueiredo

Cibele Lopresti

Antônia Maria Ribeiro Sá

Monja Coen

Marina Aparecida Pereira

Luciano Aparecido Rodrigues

Regina Celia Vicentini Motta

Maria Cristina Rizkallah Alves

Glória Letice Brandão Figueiredo Brunetti

Maria da Juda Stoze de Almeida

Ricardo Brandão Figueiredo

Cibele Lopresti

Antônia Maria Ribeiro Sá

Monja Coen

Marina Aparecida Pereira

Luciano Aparecido Rodrigues

Regina Celia Vicentini Motta
