Sobre a Fundação Poder Jovem
Sobre a Fundação Poder Jovem
A FUNDAÇÃO
As crises nos desacomodam e nos estimulam a procurar soluções.
E assim foi quando em 1999, em meio à grave crise causada pela epidemia de HIV/aids, a médica Infectologista Glória Brunetti percebeu a necessidade de se ter um acolhimento hospitalar mais humano e focado na necessidade do paciente, onde a sociedade civil pudesse participar e ajudar no combate ao preconceito despertado por esta doença. Resolve então estruturar um serviço de captação e capacitação de voluntários voltados para Projetos Humanitários diversos, dentro do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Anos de negociação, pesquisa e convencimento para que em 2003 fosse dada autorização pelo Hospital para que isto pudesse acontecer. E assim nasceu o VER – Voluntariado Emílio Ribas de onde brotaria o Projeto Poder Jovem.
Em 2004, através de parceria entre o Hospital e a Secretaria Estadual de Educação conseguimos ter 3 professoras do Estado, locadas dentro da Pediatria do Hospital. Foi uma grande mudança para melhor nesta Enfermaria. A vontade, a sede do saber nos mantem a todos e em especial às crianças e adolescentes, melhores, mais estimulados e com mais fome de viver. E por esta idealização e gestão, recebemos da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo em 2006, o Prêmio Ideia Saudável, fortalecendo a proposta de uma política pública de aproximação da educação e do saber, para junto à criança e ao adolescente em internação hospitalar – Classe Hospitalar.
Os adolescentes internados na Pediatria, eram na maioria pacientes que viviam com HIV/aids, e dividiam o espaço da Brinquedoteca com as crianças até 13 anos de idade. Mais uma crise… Neste período a pedagoga Sandra Santos, funcionária do hospital, veio trabalhar na Brinquedoteca. E juntas começamos a observar os problemas mais importantes trazidos pelos adolescentes.
Conseguimos, em parceria com a Diretoria do Hospital inaugurar em 2006, neste andar uma Sala para os Adolescentes. Pioneirismo que trouxe um outro olhar para a adolescência e a doença crônica. O maior problema entretanto, era e é a dificuldade da plena adesão do jovem ao tratamento clínico que exige regularidade e pontualidade na ingestão de sua medicação diária e de cuidados e atenção à sua saúde.
Para acolher e apoiar estes jovens. nasceu em 2007, o Projeto Poder Jovem, dentro do VER Voluntariado Emilio Ribas. Começaram então, aulas de teatro e música para os adolescentes, ministradas aos sábados, por voluntários no Auditório do Hospital. A Arte como estímulo para o cuidado e atenção à Vida e à Saúde.
Em 2010, o Projeto Poder Jovem se torna uma Associação com CNPJ próprio e em 2014, por colaboração de Jorge Scott, voluntário do VER, torna-se a Fundação Poder Jovem, instituída por Dra. Glória Brunetti e Sandra Santos, e onde a sua Missão é mantida com a mesma preocupação e atenção aos adolescentes em vulnerabilidade.
Missão
Promover a inclusão de jovens que vivem e convivem com HIV/aids por meio da informação, conhecimento, arte e cultura, para que em plena dignidade, exerçam sua cidadania e permaneçam integralmente saudáveis, Através do acolhimento e do cuidado, estímular a promoção à saúde e a prevenção a infecções sexualmente transmissíveis para todos os jovens em vulnerabilidade.
Visão
Ser referência em apoio e acolhimento a jovens em vulnerabilidade que vivem ou que convivem com HIV/aids, promovendo a valorização da vida em todas as suas etapas e a disseminação da prevenção e do conhecimento em Saúde.
Valores
Responsabilidade social;
Compromisso com ética;
Valorização da vida;
Disseminação de informações e conhecimento;